Um documento, pedindo o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, foi entregue ao presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) na segunda-feira (9). Pacheco afirmou que deve analisar “com zelo” o documento.
O pedido de impeachment conta com a adesão de 150 deputados. Contudo Rodrigo Pacheco apresentou ressalvas à ofensiva contra o magistrado. Ele pontuou que deve analisar com zelo um pedido de impeachment, pois esse processo é passível de recurso e é inusitado pensar em cassar um ministro por uma decisão jurisdicional.
O senador tem evitado embates diretos com a oposição, pois está em meio à negociações para sua sucessão no comando da casa e preparando-se para uma eventual disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026.
Dessa forma, ele encaminhou o pedido de impeachment para a análise da Advocacia do Senado. Nos bastidores, a avaliação é que são poucas as chances de Pacheco dar sequência ao pedido de afastamento de Moraes.
O pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes ocorre em meio ao embate com o empresário Elon Musk, que levou ao bloqueio do X no Brasil. No sábado (7), bolsonaristas foram à Avenida Paulista para pedir a saída de Moraes. Pacheco foi um dos alvos prioritários dos manifestantes.