Região Santa Catarina

Alesc: nova lei cria programa de coleta itinerante de sangue

O projeto destaca que a coleta deve ocorrer periodicamente

Autor
Alesc: nova lei cria programa de coleta itinerante de sangue
Foto: Divulgação

Duas proposições de origem parlamentar foram transformadas em leis pelo Governo do Estado no mês de março. Os projetos contemplam a área da saúde e têm o objetivo de beneficiar a comunidade catarinense.

PUBLICIDADE

A primeira delas, institui o programa Vida em Movimento, que tem como finalidade promover a coleta itinerante de sangue no estado.  De acordo com o texto do projeto, o programa será gerido pelo Poder Executivo, que utilizará veículos adaptados para coletar e transportar o sangue, sendo observadas todas as normas sanitárias e técnicas exigidas pelos órgãos de saúde.

O projeto ainda destaca que a coleta deve ocorrer periodicamente em todas as regiões do estado, considerando-se a demanda identificada e a disponibilidade de recursos.  Além disso, o governo deverá promover ações de conscientização e divulgação, informando à população sobre datas, horários e locais das coletas móveis.

O órgão responsável pela operacionalização do programa deverá realizar um relatório a cada semestre, avaliando a efetividade das ações desenvolvidas e a qualidade do serviço prestado, bem como sobre a necessidade da implementação de melhorias.

Conforme o autor, deputado Oscar Gutz (PL), a ação deverá favorecer a doação e a disponibilidade de sangue no estado. “A iniciativa da coleta itinerante de sangue traz inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, possibilita que os cidadãos de áreas remotas e de difícil acesso participem ativamente do ato de doação, eliminando a necessidade de deslocamentos longos e dispendiosos. Além disso, contribui para a formação de uma cultura de doação de sangue, promovendo a conscientização sobre a importância desse gesto solidário e estimulando a adesão da população.”

Relacionadas