Terminou de forma positiva a primeira edição do Programa Alesc Itinerante, realizada nesta semana no Vale do Itajaí. Durante dois dias (terça e quarta-feira), os deputados estaduais realizaram reuniões de comissões e sessões ordinárias em Blumenau.
O Programa Alesc priorizou a aprovação de projetos de interesse do Vale do Itajaí durante a edição realizada em Blumenau. Ao todo, foram votadas e aprovadas 57 matérias, entre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, moções, entre outras.
Além disso, o Parlamento abriu espaço para que 25 entidades se manifestassem. Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Ponta Aguda, Cleber José dos Santos, a descentralização da Alesc é uma importante estratégica para a efetividade de ações.
“Os municípios do nosso estado têm realidades e demandas diferentes, como por exemplo, a melhoria de uma escola, a pavimentação de uma estrada, por isso, a descentralização é importante pra a viabilização de projetos regionais”, disse Santos.
“Nossa avaliação é positiva, pois, conversando com os representantes das entidades, percebemos a alegria deles de ter a oportunidade de conversar com os parlamentares e, principalmente, de poder se manifestar na tribuna do Parlamento”, afirmou o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB).
Programa Alesc Itinerante em Blumenau em números
- 25 entidades se manifestaram em tribuna
- 57 matérias aprovadas em plenário
– Medida provisória: 1
– Projeto de lei complementar: 1
– Projeto de lei: 13
– Projeto de conversão em lei: 2
– Proposta de emenda à constituição: 2
– Pedido de informação: 4
– Moção: 3
– Indicação: 31
Próxima edição
O Alesc Itinerante terá, até o fim do ano, mais quatro edições. A próxima está programada para os dias 4 e 5 de junho em Joinville. Depois, o Programa estará em Criciúma (julho), Lages (outubro) e Chapecó (novembro).