
Na manhã dessa quinta-feira (6) a Comissão de Educação, da Alesc, aprovou um requerimento proposto pela presidente, deputada Luciane Carminatti (PT), solicitando um debate para a melhoria da infraestrutura nas escolas estaduais.
A Comissão de Educação irá promover uma reunião de trabalho para tratar do acordo de cooperação técnica, que visa acelerar a recuperação da rede elétrica e a instalação dos climatizadores nas escolas da rede estadual de Santa Catarina.
A presidente solicitou o debate, com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), e das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
“Este é um dos principais nós a serem desatados pela Secretaria de Educação no próximo período. Em Santa Catarina, entre 70% e 80% das escolas não têm climatização funcionando e nenhum outro equipamento à disposição, e nós não temos perspectiva de melhora em curto prazo”, destacou Luciane Carminatti.
O requerimento foi subscrito pelos deputados Mário Motta (PSD) e Marquito (PSol), que também manifestaram preocupação com o tema. “Fizemos um levantamento sobre a defasagem dos sistemas elétricos em escolas estaduais e apuramos que cerca de 700 escolas não possuem infraestrutura adequada para a instalação dos aparelhos. Coloco esse material de pesquisa à disposição para este debate”, acrescentou Mário Motta.