Região Blumenau

Corredores de ônibus são liberados para táxis durante Oktoberfest

Taxistas só poderão fazer uso do espaço quando tiverem com passageiros

Autor
Corredores de ônibus são liberados para táxis durante Oktoberfest
Foto: Arquivo

A Prefeitura de Blumenau anunciou na tarde desta quarta-feira (9) a liberação dos corredores de ônibus para táxis durante a 39ª Oktoberfest. A medida está descrita em um assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt contendo algumas regras.

PUBLICIDADE

A alteração fica em vigor até o dia 31 de outubro, em caráter experimental. Entretanto, os taxistas só poderão fazer uso do espaço – até então exclusivo para o transporte coletivo – quando tiverem em deslocamento com passageiros.

Como vai funcionar o uso dos corredores de ônibus

Conforme a Prefeitura de Blumenau, esta medida tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos no trânsito, especialmente durante o período da Oktoberfest, devido ao aumento de turistas na cidade.

Somente veículos devidamente licenciados para o tráfego poderão utilizar os corredores e apenas quando estiverem em corrida com passageiro e taxímetro acionado.

O corredor de ônibus na Rua Dois de Setembro, no entanto, não poderá ser utilizado devido ao contrafluxo da via, e não será permitida a ultrapassagem dentro do corredor.

“Vamos aproveitar o período da Oktoberfest para fazer essa avaliação e ver se a medida pode melhorar a mobilidade da nossa cidade. Afinal, os taxistas são registrados, passam por fiscalização permanente e, por isso, é um meio de transporte seguro e confiável. Quem ganha é o passageiro, que chegará mais rápido ao destino e, com isso, pagará um preço menor na corrida”, disse o prefeito.

A liberação representa um ganho significativo para toda a comunidade e para os taxistas. Com esta medida, os táxis poderão oferecer um serviço mais ágil e eficiente, já que estarão menos sujeitos aos congestionamentos das vias principais durante a Oktoberfest.

Além disso, a iniciativa contribui para a diminuição do tempo de espera dos usuários, promovendo uma alternativa de transporte público durante o período da festa.

“Fizemos um parecer técnico dentro da secretaria para ver se o usuário vai aderir a esse modelo de transporte. Algumas cidades já adotaram esse modelo e, se a gente perceber que for positivo, poderemos estender a medida pós-Oktoberfest”, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.