No início da tarde desse sábado (5), o avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, capital do Líbano, com 229 cidadão brasileiros a bordo. O voo de repatriação promove o retorno de brasileiros que manifestaram o interesse, na embaixada brasileira, de voltar ao país.
A aeronave ficou cerca de duas horas em solo libanês, o Líbano está sofrendo com ataques aéreos e bombardeios das forças armadas israelenses. Entre os 229 cidadãos brasileiros 10 eram crianças de colo, além disso três animais de estimação também fizeram parte do voo.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a previsão de chegada do voo de repatriação ao Brasil é na manhã de domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. Antes de retornar ao Brasil, o avião vai fazer uma escala em Lisboa, capital de Portugal, para reabastecimento.
Logo no desembarque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve comparecer em Guarulhos para receber os cidadãos resgatados. Antes, o presidente deve comparecer ao ABC Paulista para a votação das eleições 2024.
Marcelo Damasceno, comandante da FAB, informou que o Brasil tem capacidade de repatriar 500 pessoas por semana. Batizada de “Raízes do Cedro”, a operação de repatriação dos brasileiros começou nessa semana. A tripulação do KC-30 é composta por tripulantes operacionais da aeronave, médico, enfermeiro e psicólogo.