Um funcionário de uma empresa de instalação de tubulações de gás natural foi flagrado ao aplicar golpes de enxada numa arraia, animal protegido por lei. O crime ambiental aconteceu na Meia Praia, na cidade de Itapema, no litoral Norte catarinense, na tarde de quinta-feira (28). Um vídeo mostra o momento em que o homem mata arraia:
Uma pessoa que passava pelo local conseguiu registrar a covardia com seu celular e o vídeo foi parar nas redes sociais. O homem usava o uniforme da empresa, mas até o momento não se sabe sua identidade. Além disso, o vídeo mostra quando outros dois funcionários com o uniforme da mesma empresa se aproximam e um deles parece filmar o animal.
De acordo com o ICMBio, que monitora o ecossistema no litoral brasileiro, a presença das arraias na orla catarinense é bastante comum nessa época do ano. Elas vêm em busca de águas mais quentes e também de alimentos, mara então se reproduzirem.
Matar arraias se considera crime ambiental no Brasil, que prevê sanções para práticas que causam danos à fauna, especialmente quando envolvem espécies ameaçadas de extinção ou ações sem autorização legal.
Em caso de avistamento de arraias na praia, é recomendada cautela: evitar contato com o animal, entrar no mar arrastando os pés para afastá-lo e manter uma distância segura caso deseje registrar a cena.