Região Blumenau

Três equipes brasileiras se classificam para olimpíada de robótica

Alunos de SC, RS e RJ vão competir em novembro na Turquia

Autor
Três equipes brasileiras se classificam para olimpíada de robótica
Foto: Divulgação

A etapa nacional do World Robot Olympiad – um dos maiores campeonatos globais de robótica educacional – classificou estudantes de três estados brasileiros para participar da final na Turquia, entre 28 e 30 de novembro deste ano. A disputa aconteceu no último final de semana no Ginásio Galegão, em Blumenau, e reuniu mais de 700 alunos de oito estados do país. 

PUBLICIDADE

Dessa forma, o campeonato contou com juízes, que através de um sistema de pontos classificaram as equipes com o melhor desempenho. A organização da etapa nacional, portanto, ficou a cargo da Robomind, uma das principais empresas de educação tecnológica do Brasil, com sede na cidade que recebeu esta edição.

Confira os resultados do campeonato de robótica

Primeiramente, na modalidade Elementary, a equipe classificada foi a Tecnoway Zeta, da Caminho Rede de Ensino, de Caxias do Sul (RS). Na Júnior, a classificada foi a AnonymousRob, do Colégio Coração Feliz, de Tubarão (SC). Na Sênior, por fim, a SmartLego, da Escola Firjan Sesi Resende, de Resende (RJ), obteve o melhor desempenho e segue adiante na competição.

O tema do ano é “Aliados da Terra”, com provas relacionadas ao assunto. Na categoria Júnior, disputada no sábado (14), por estudantes de 11 a 15 anos, o desafio foi construir um robô que ajudasse a transformar uma cidade em um lugar mais verde. Isso através da criação de novos parques, ajudando as pessoas da cidade a criar jardins e fazendo o uso de energia renovável.

Na Elementary, disputada no domingo (15), por alunos de 8 a 12 anos, as equipes precisavam construir um robô capaz de ajudar as pessoas da aldeia a verificar os vegetais, coletá-los e regar o jardim. Na Sênior, adolescentes de 14 a 19 anos precisaram programar um robô para ajudar a restaurar uma cidade após um desastre natural.

Avaliação positiva e ações solidárias

“Os estudantes e tutores se envolveram na disputa e deram o melhor na competição, mostrando que a educação também pode ser dinâmica e divertida. Ficamos muito satisfeitos com o sucesso do evento. Estamos torcendo para termos uma final mundial com brasileiros no ‘pódio’ nesse ano”, finaliza André Brandão Sala, CEO da Robomind, organizadora do evento.

Além da disputa, o Campeonato Mundial de Robótica — etapa Brasil, recebeu o público em geral, que pode interagir com robôs especiais, em diversas atividades gratuitas. Já os educadores puderam conferir o espaço Escola do Futuro, que trouxe diversas atividades com foco em educação tecnológica.

O evento contou ainda com distribuição de mudas de plantas e doação de brinquedos, que serão destinados a alunos de uma escola do Rio Grande do Sul, vítimas das enchentes que assolaram o estado.

Relacionadas