Por sete dias corridos neste mês de abril, Santa Catarina foi atingida por intensas chuvas, seguidos por cinco dias de céu limpo e temperaturas elevadas. No entanto, nesta semana, deve voltar a chover no Estado, com condições que favorecem a ocorrência de trovoadas, segundo a previsão da Defesa Civil. Confira:
Segunda-feira
A segunda-feira (22) começou com tempo firme, como nos últimos dias, mas a partir do final da tarde e à noite, a aproximação de instabilidades atmosféricas, associadas a áreas de baixa pressão, provoca aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e temporais isolados nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Os termômetros devem marcar máximas de 26°C a 30°C em quase todas as áreas, exceto na Serra e em partes do Planalto Sul, onde variam de 20°C a 24°C.
Terça-feira
Na terça (23), o processo de formação e a atuação de uma frente fria entre o RS e SC provocam chuvas e temporais isolados em quase todas as regiões ao longo do dia, principalmente no Grande Oeste. O risco varia de baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa, como destelhamentos e alagamentos pontuais.
As temperaturas mínimas oscilam entre 13°C a 15°C nas áreas mais elevadas do Estado e entre 16°C e 22°C nas demais regiões. À tarde, a condição pré-frontal faz com que as temperaturas máximas se aproximem ou superem os 30°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 24°C e 28°C.
Quarta-feira
Quarta (24), a frente fria segue influenciando nas condições do tempo no Estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados em todas as regiões ao longo do dia com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a danos na rede elétrica, destelhamentos e alagamentos pontuais.
Em função da chuva e da maior nebulosidade, as temperaturas máximas ficam menores do que nos dias anteriores, variando de 25°C a 28°C, mas pontualmente maiores no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí, e de 20°C a 25°C nas demais regiões.
Tendências para os próximos dias
Ainda de acordo com a previsão da Defesa Civil, na quinta-feira (25), a frente fria adquire características estacionárias e segue mantendo o tempo instável com maior quantidade de nuvens, pancadas de chuva e condição para temporais isolados pelo Estado.
Na sexta (26), o fluxo de ar quente do Norte do país se intensifica, favorecendo que o sistema avance em direção ao Rio Grande do Sul como frente quente, mantendo o tempo instável nas áreas de divisa com o estado gaúcho. Nas demais regiões, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas apresentam elevação.