Região Balneário / Itajaí

SC deve enfrentar novas instabilidades nesta semana; veja a previsão

Atuação de diversos fenômenos favorece a precipitação nos próximos dias

Autor
SC deve enfrentar novas instabilidades nesta semana; veja a previsão
Foto: Julia Brites / Guararema News

Após quatro dias de muita chuva e um fim de semana de alívio, Santa Catarina deve enfrentar um novo período de instabilidades. De acordo com a previsão da Defesa Civil estadual, a atuação de alguns fenômenos favorece a precipitação nos próximos dias. O órgão prevê ainda ventos moderados e temperaturas máximas que devem ultrapassar os 30°C em algumas áreas.

PUBLICIDADE

Devido à influência de uma alta pressão, a segunda-feira (14) começou com predomínio de sol entre poucas nuvens em grande parte do estado. Mas ao final do dia, são previstas chuvas rápidas causadas pela circulação marítima entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Ainda, entre a tarde e a noite, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas no Oeste e Extremo Oeste em função da influência de uma área de baixa pressão, com risco para ocorrências meteorológicas nessas regiões.

O vento sopra de nordeste, com rajadas de até 50 quilômetros por hora no interior do estado ao longo da manhã e de até 60 quilômetros por hora no Litoral Sul a partir da tarde. As temperaturas máximas variam entre 23°C e 32°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 18°C a 26°C nas demais áreas, com valores pontualmente menores na Serra.

Na terça-feira (15), a circulação marítima segue mantendo a presença de nuvens nas áreas do leste do estado, onde há condições para chuvas fracas passageiras ao longo da manhã. No Grande Oeste, o sol predomina entre nuvens. Entre o final da manhã e o início da tarde, a influência de uma baixa pressão favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e ao longo do período, o sistema se desloca, levando as instabilidades para as demais regiões, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Os ventos seguem soprando de nordeste com rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora pelo estado, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis Serrana, onde elas podem ser pontualmente maiores.

As temperaturas mínimas variam entre 18°C e 21°C nas áreas costeiras e no Extremo Oeste e marcam entre 9°C e 18°C no restante do estado. Já as máximas oscilam entre 18°C e 23°C no leste de Santa Catarina e entre 21°C e 33°C no Grande Oeste e no Planalto Norte.

Na quarta-feira (16), a atuação de uma frente fria no oceano, aliada a instabilidades em diversos níveis da atmosfera, fornece condições para pancadas de chuva esparsas pelo estado, principalmente entre o Grande Oeste e o Planalto Norte, que intercalam com períodos em que o sol aparece, com risco baixo para ocorrências associadas. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, de quadrante norte entre a madrugada e a manhã, virando de quadrante sul ao longo da tarde e da noite.

As temperaturas mínimas oscilam entre 14°C e 19°C no estado, e variam entre 8°C e 11°C nos pontos mais altos da Serra. As máximas marcam entre 24°C e 32°C, com as maiores temperaturas sendo esperadas para o Oeste e Extremo Oeste.

Na quinta-feira (17), a frente fria no mar segue favorecendo maior quantidade de nuvens na região leste, com chance de chuvas fracas ao longo do dia no litoral e em áreas próximas. No Oeste e Extremo Oeste, o sol predomina. Na sexta-feira (18), novas instabilidades favorecem a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados a partir da tarde, iniciando pelo Extremo Oeste e avançando para as demais áreas do estado ao longo do período.