Região Grande Florianópolis

Prefeitura determina remoção de ranchos de pesca em praias da Capital

A comunidade não quer os ranchos de maneira permanente no balneário

Autor
Prefeitura determina remoção de ranchos de pesca em praias da Capital
Foto: Reprodução / Internet

A Prefeitura de Florianópolis determinou a remoção de ranchos de pesca na Praia da Daniela, na região Norte da ilha. De acordo com moradores da região, ao todo são seis ranchos instalados na beira da praia desde o início da safra da tainha.

PUBLICIDADE

Foram diversas reclamações feitas pela comunidade da Praia da Daniela. Os moradores estão incomodados, pois alegam que além da poluição visual, os ranchos estão construídos em áreas de restinga, o que é proibido, por se tratar de área de preservação permanente.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, os trabalhos para a remoção dos ranchos já foi iniciado. A secretaria recomendou que a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) solicite a remoção dos ranchos temporários.

A prefeitura informou que os espaços foram utilizados durante a safra da tainha de 2024 de maneira provisória. Conforme previsto, os ranchos são temporários e ao final do prazo, os alvarás concedidos expiraram. Em breve serão removidos.

Os moradores contestam e alegam que a Praia da Daniela, dentro do contexto da safra da tainha, em Florianópolis, é um pouco “deslocada”. A comunidade não quer os ranchos de maneira permanente no balneário que, segundo seus moradores, sequer conta com pescadores nativos.