Em uma parceria firmada entre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e o Instituto Senai de Tecnologia Ambiental, de Blumenau, foi firmado o compromisso com a qualidade da água fornecida aos catarinenses.
O Senai vai apoiar as análises realizadas pela Casan, complementando os ensaios conduzidos em seus 10 laboratórios próprios. Nos próximos dois anos serão cerca de 25 mil ensaios para garantir a segurança e a qualidade da água.
Um dos contratos prevê aproximadamente 20 mil ensaios em amostras coletadas dos sistemas de distribuição, saídas de tratamento, e mananciais subterrâneos e superficiais.
Essas análises abrangem diversos parâmetros como o índice agrotóxicos, materiais orgânicos, inorgânicos, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária de Santa Catarina para a água tratada, distribuída e bruta.
Além disso, o segundo contrato abrange mais de 4 mil análises de efluente tratado, ou seja, do esgoto que foi depurado, ao longo dos próximos dois anos. Essas iniciativas reforçam a dedicação para oferecer uma água de qualidade.
A Casan entende que os contratos com o Senai facilitam a logística de atendimento correto relacionado aos tempos de análise, e favorece a troca de experiências e conhecimento entre as duas instituições. Além disso, os resultados são obtidos no próprio Estado.