Região Santa Catarina

Alesc debate ajustes no programa Universidade Gratuita

As bolsas de estudo são financiadas com recursos do Estado

Autor
Alesc debate ajustes no programa Universidade Gratuita
Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa -SC

Na manhã dessa quinta-feira (21), a Comissão de Educação e Cultura e a Comissão de Constituição e Justiça, organizaram uma audiência pública na Alesc, para debater ajustes no programa Universidade Gratuita.

PUBLICIDADE

Os principais pontos abordados foram a concentração de recursos financeiros em alguns cursos, a formação de professores e a flexibilização de carga horária.

O programa, que foi aprovado no ano passado pelos parlamentares, contempla estudantes com bolsas de estudo em instituições de ensino superior.

Segundo os deputados, proponentes da audiência, estudantes estariam insatisfeitos com o número de bolsas oferecidas pelo programa e ajustes são necessários para aperfeiçoar o benefício. As bolsas de estudo são financiadas com recursos do Estado.

Na audiência, foi a apresentado um Projeto de Lei (PL) para a alteração de dois pontos da legislação do programa. Um dos pontos quer a flexibilização da carga horária da contrapartida oferecida pelos beneficiados. O outro ponto é a concessão de bolsas para cursos autorizados pelo MEC e não apenas para os credenciados.

Outro tema que entrou em debate, foi a criação de uma comissão estadual, mista e permanente para monitoramento do programa. Além disso, estudantes pedem a desburocratização do processo de inscrição no programa.

Além dos parlamentares, participaram da audiência pública a pró-reitora de Ensino da Udesc, Gabriela Meger, o promotor de justiça Eder Cristiano Viana e o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC).

Relacionadas