Região Santa Catarina

Abordagem policial em SC é tema de debate na Alesc

Forças de segurança garantem que protocolo é respeitado nas abordagens

Abordagem policial em SC é tema de debate na Alesc
Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa - SC

Na tarde dessa segunda-feira (11), representantes das forças de segurança do estado de Santa Catarina garantiram, em uma audiência pública na Alesc, que os policiais seguem protocolos nas abordagens aos cidadãos.

PUBLICIDADE

Segundo representantes da Polícia Militar, a forma que a polícia é recebida nas comunidades é determinante para o nível de agressividade na resposta dos agentes. “Temos protocolos para atuação, com o uso escalonado da força, buscando sempre antecipar as ações” afirmou o comandante da 1ª Região da Polícia Militar (PMSC) Dante da Costa Chierighini.

Já a Polícia Civil, informou que seus agentes atuam de forma técnica e legal, com uso moderado da força. “Nossos dados estatísticos apontam que a cada vez que aumenta nossa atividade operacional, há uma diminuição dos índices criminais”, avaliou Oliveira César, Delegado Geral Adjunto.

Jessé Lopes (PL), autor da proposta da audiência pública, destacou a importância da segurança pública e do debate aberto proporcionado pela oitiva popular.

Além das autoridades do legislativo, participaram da audiência agentes do sistema socioeducativo, Polícia Militar, Polícia Civil, e representantes da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa.

Relacionadas