A greve iniciada pelos professores e servidores da Ufsc, no dia 7 de maio, chegou ao fim. Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), afiliados à Apufsc-Sindical, aprovaram a proposta do governo federal.
O final da greve foi aprovado em votação. No total, 1.505 pessoas participaram da votação, com 767 (51%) votos a favor da proposta e do fim da greve, 717 (48%) contra, e 21 votos em branco.
De acordo com a Diretoria da Apufsc-Sindical foi enviado um ofício à Reitoria da Ufsc informando o resultado da votação, que ocorreu de forma online entre as 16h de terça-feira (21) e as 16h de sexta-feira (24).
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos convidou os representantes dos professores federais para assinar um acordo com base na proposta apresentada em 15 de maio. A reunião será na segunda-feira (27), às 14h, em Brasília.
Já a greve dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), que já ultrapassou 60 dias, continua. Na segunda-feira (27), haverá uma reunião das comissões e uma assembleia unificada na universidade. É importante ressaltar que os três principais motivos para a deflagração da greve foram a reestruturação da carreira, recomposição salarial e a defesa da educação pública.