Região

Procissão de Corpus Christi marca 200 anos do catolicismo em Itajaí

Ex-arcebisto da capital presidirá a cerimonia

Autor
Procissão de Corpus Christi marca 200 anos do catolicismo em Itajaí
Foto: Marcos Porto / Prefeitura de Itajaí - Arquivo

A igreja Matriz de Itajaí realizará nesta quinta-feira (30) a tradicional procissão de Corpus Christi. O evento, que faz parte do calendário da fé católica da cidade, neste ano também comemorará os 200 anos da fundação da Curadoria do Santíssimo Sacramento em Itajaí.

PUBLICIDADE

Oito paróquias da cidade unirão forças para confeccionar os tapetes coloridos no trajeto que as autoridades eclesiásticas, religiosas e os fiéis percorrerão. A missa acontecerá no Ginásio do Colégio São José, às 15h, seguida pela procissão.

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo emérito de Salvador, bem como, ex-arcebispo de Florianópolis, presidirá a missa.

O percurso começará na saída do Colégio São José, pela avenida Marcos Konder, seguirá pela rua Silva até a rua Pedro Ferreira. A procissão, logo depois, seguirá até a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a popular igrejinha velha, o primeiro templo católico da cidade. De lá, os fiéis seguirão pela rua Hercílio Luz até chegar à Matriz do Santíssimo Sacramento.

De acordo com Coordenadoria de Trânsito de Itajaí algumas vias terão interdições parciais ou totais. Ainda assim, os guardas de trânsito sinalizarão o trecho e darão apoio.

Bicentenário

As paróquias da cidade transferiram a festa religiosa para o Corpus Christi, em acordo, já que a data oficial, que caiu no domingo de Páscoa, coincidiu com os 200 anos da fundação da Curadoria do Santíssimo Sacramento, celebrados em 30 de março de 2024.

A fundação de Itajaí está diretamente associada à construção da primeira igreja da cidade. Foi a partir dela que a pequena freguesia ganhou seus primeiros habitantes, colonos e pescadores, que fundariam a cidade posteriormente.

Segundo historiadores, construíram o templo religioso sob a supervisão do primeiro intendente da cidade, Agostinho Alves Ramos, e seu escravo. A Igreja Imaculada Conceição já passou por vários restauros e está aberta aos visitantes. O local fica na rua Hercílio Luz, próximo às margens do rio Itajaí-açu.

Na primeira metade do século passado, com o crescimento de Itajaí, iniciou-se um movimento para a construção de uma nova igreja. A atual igreja Matriz está localizada na avenida Marcos Konder.

Relacionadas