Nessa quarta-feira (15), a sessão da Assembleia Legislativa (Alesc) repercutiu a tragédia climática que afeta o Rio Grande do Sul. Os parlamentares destacaram a mobilização solidária dos catarinenses, que estão atuando em todas as frentes em prol do povo gaúcho.
Um dos temas abordados debateu formas de prevenção para amenizar os impactos de tragédias climáticas. Os parlamentares pontuaram o fato de Santa Catarina ter as mesmas características climáticas do Rio Grande do Sul.
Foi destaque, no debate, a redragagem do rio Tubarão, no Sul do Estado. Além disso o Rio Carahá, em Lages, necessita urgentemente de desassoreamento.
O deputado Fernando Krelling (MDB) parabenizou os voluntários catarinenses que estão mobilizados em prol da população gaúcha. O parlamentar também fez um pedido “Não vamos politizar, polarizar essa situação. Todas as vidas importam”.
Para o deputado Napoleão Bernardes (PSD), tudo o que aconteceu no Rio Grande do Sul mostra uma faceta humana de um coração gigante que se desdobra em fazer o bem, com empatia. “Essa tragédia se transformou em uma demonstração da generosidade humana. Por outro lado, infelizmente, revela o seu lado negativo, de uma minoria de pessoas, que dissemina informações falsas, propaga o ódio e instaura o caos”, pontuou.