Região Santa Catarina

Pescadores artesanais divulgam a abertura da safra da tainha

A pesca da tainha é patrimônio cultural do Estado com grande impacto na economia

Autor
Pescadores artesanais divulgam a abertura da safra da tainha
Foto: Divulgação / Internet

Pescadores artesanais marcaram presença na Assembleia Legislativa, na Capital catarinense, na manhã dessa quinta-feira (25). Os pescadores fizeram uso da tribuna para divulgar e convidar a todos para a 17ª Abertura da Safra da Tainha.

PUBLICIDADE

O evento vai acontecer no dia 1º de maio na Praia do Campeche, na região Sul da Ilha de Florianópolis. A abertura ocorre todos os anos no Rancho de Pesca Sociocultural Manoel Inácio.

Nessa edição, o evento contará com uma programação que inclui café da manhã, apresentação de filmes e missa de benção aos pescadores artesanais. Além disso, terão apresentações artísticas com apresentação de música e fotografias.

A pesca artesanal da tainha é uma tradição. Têm canoas que têm mais de cem anos e que até hoje continuam fazendo o trabalho de pesca a remo. O deputado Marquito (Psol) pediu celeridade na tramitação do projeto que apresentou para incluir a Abertura da Safra da Tainha no calendário oficial de eventos de Santa Catarina.

A pesca da tainha é um patrimônio cultural do estado de Santa Catarina e atualmente tem grande impacto na economia, além do desenvolvimento social e da sustentabilidade. Além disso, a pesca artesanal conecta, desenvolve e constrói, de modo sustentável, a vida de milhares de famílias.

Relacionadas