
Nessa quinta-feira (23), duas passarelas flutuantes montadas pelo Exército foram levadas por uma forte correnteza no interior do Rio Grande do Sul. As passarelas tinham sido construídas de modo emergencial para acessar localidades que estavam ilhadas pela tragédia climática. Veja o vídeo:
Uma das passarelas atravessava o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado, no Vale do Taquari, enquanto a outra ficava no Rio Pardo, em Candelária, no Vale do Rio Pardo. O Exército afirmou em nota que não houve feridos nos dois locais.
Segundo o Exército, a passarela do Rio Forqueta já estava interditada em razão do aumento do volume e da correnteza e os militares já estavam providenciando outro acesso emergencial para atender a população.
Já a passadeira do Rio Pardo foi levada pela correnteza enquanto os militares realizavam a sua desmontagem. O local também estava interditado.
Atualmente, já são 163 mortes em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde 29 de abril. Em boletim divulgado às 9h desta quinta-feira (23), a Defesa Civil ainda informou que 72 pessoas estão desaparecidas.
Além disso, o estado registra 806 pessoas feridas e 647,4 mil pessoas fora de casa, somando quem está em abrigos e quem está desalojado, ou seja, está na casa de parentes ou amigos.