Região Grande Florianópolis

Obras da Casan na entrada de Florianópolis avançam

As obras têm um investimento superior a R$194 milhões

Autor
Obras da Casan na entrada de Florianópolis avançam
Foto: Divulgação / Casan

No início dessa semana, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) executou mais uma etapa da concretagem das novas estruturas que irão ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto Insular (ETE), na entrada de Florianópolis.

PUBLICIDADE

As duas estruturas são fundamentais para o tratamento de esgoto. Nesta última segunda-feira (29), foi a vez de 56m³ de concreto serem despejados na ETE para construção da passarela do tanque de aeração 03 e laje do reservatório de geocálcio.

O tanque de aeração 03 é responsável pelo tratamento biológico do efluente que chega à estação por meio da ação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica. Já o reservatório de geocálcio faz a regulagem do nível de acidez (pH) do efluente.

As novas estruturas, na entrada de Florianópolis, vão possibilitar aumentar a capacidade de depuração da estação de 296 litros por segundo para 612 litros por segundo. Essa vazão quase 3 vezes a capacidade atual, permitindo a expansão da infraestrutura sanitária para novas regiões.

A previsão de conclusão das obras é 2025. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento superior a R$194 milhões, financiado pela Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA). As obras vão beneficiar uma população de aproximadamente 225 mil habitantes, incluindo os turistas que visitam a Capital.