Região Grande Florianópolis

Reservatório da Casan que corre risco de colapso será periciado

O resultado da perícia sairá em 60 dias

Autor
Reservatório da Casan que corre risco de colapso será periciado
Foto: Divulgação / Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) contratou uma perícia independente para verificar as reais condições do reservatório Irineu Comelli. O reservatório apresenta instabilidade em sua estrutura, como foi noticiado aqui no Portal Guararema News.

PUBLICIDADE

A perícia, que foi feita na terça-feira (23), tem o objetivo de garantir a segurança e o abastecimento de água em bairros de São José, na grande Florianópolis.

A inspeção foi acompanhada pelo diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann e o Superintendente Regional de Negócios Felipe Alcioní Silva. Além disso, estiveram presentes na vistoria representantes do Ministério Público.

A perícia está sendo feita pela empresa independente JM Engenharia Diagnóstica. O resultado da perícia sairá em 60 dias. Os peritos avaliaram a chamada armadura, que dá sustentação ao reservatório, e o preenchimento de concreto.

Segundo informações da Casan, a parte hidráulica, de tubulação e a integridade física do reservatório está toda regularizada. O reservatório é formado por três estruturas, sendo que duas datam dos anos 1990 e uma é mais recente, operando desde 2017.

A parte mais nova foi construída pela empresa Gomes e Gomes, que também executou o reservatório R4 rompido em setembro do ano passado na comunidade do Sapé em Florianópolis.

O reservatório Irineu Comelli abastece atualmente o Hospital Regional de São José, o Centro Histórico e os bairros Fazenda Santo Antônio, Praia Comprida e Ponta de Baixo. Como medida de segurança uma redução para 65% da capacidade de abastecimento.