Região Grande Florianópolis

Casan executa obras para combater perda de água na Capital

Cerca de 13 mil usuários serão beneficiados com as obras

Autor
Casan executa obras para combater perda de água na Capital
Foto: Divulgação / Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) instalou duas válvulas redutoras de pressão na Região Sul, na Capital Catarinense. Os equipamentos foram colocados em trechos das rodovias SC-405, próximo ao Trevo do Erasmo e SC-406, próxima à Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri.

PUBLICIDADE

Cerca de 13 mil usuários serão beneficiados nos bairros Ribeirão da Ilha, Morro das Pedras, Armação e Pântano do Sul. As obras visam o controle e a redução de perdas de água no Sul da Ilha.

Na capital, a Companhia trabalha com um índice de perdas de água na faixa de 35,8%. Metade desse percentual ocorre através de fraudes e ligações clandestinas. A outra metade é o volume de água que não chega ao usuário devido a vazamentos.

O objetivo da CASAN é chegar até 2033 com apenas 25% de perdas. Por isso a instalação de válvulas em lugares estratégicos. Além disso, as válvulas regulam o nível de pressão da água tratada até as casas.

As válvulas ocasionam menos perdas e consequentemente mais eficiência, com zero prejuízo no abastecimento dos usuários.

Os bairros Itacorubi, Cacupé, Ratones e Cachoeira do Bom Jesus já possuem essas válvulas e nesses locais, a instalação fez cair em até 70% a ocorrência de vazamentos anuais em relação ao período anterior.

Relacionadas