Região Blumenau

Morre joivilensse que serviu na Segunda Guerra Mundial

Abrão tinha 100 anos

Autor
Morre joivilensse que serviu na Segunda Guerra Mundial
Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/Divulgação

Morreu nesta segunda-feira (3) Abrão Laurentino das Neves aos 100 anos de idade. Natural de Joinville, Abrão prestou serviço ao Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. Nascido em 1923, filho de Antônio Laurentino das Neves e Zeferina Clara das Neves, ele se mudou para Balneário Piçarras aos 7 anos, onde dedicou sua vida a pesca artesanal.

PUBLICIDADE

Casado com Luzia das Neves, conhecida carinhosamente como Dona Lôla, com quem teve 13 filhos. No ano de 1944, ele integrou as fileiras do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, sendo homenageado como ex-combatente e reconhecido por sua coragem e dedicação ao país.

Abrão se destacou como um dos pescadores artesanais mais experientes de Balneário Piçarras, ele recebeu o título de Mestre do Saber do município em 2010, além de receber a distinção de Cidadão Honorário de Balneário Piçarras em 2022.

Em 2023 comemorou 100 anos em uma grande celebração com amigos, autoridades e a participação especial da Banda do Exército de Blumenau.

A Prefeitura de Balneário Piçarras emitiu uma nota de pesar, lamentando profundamente o falecimento de Abrão, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a comunidade local.