O selo de indicação geográfica da Linguiça Blumenau, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), será lançado nesta segunda-feira (14), às 18h, no Parque Vila Germânica, palco da Oktoberfest. Dessa forma, a medida celebra e oficializa o reconhecimento nacional da carne suína pura e defumada de Blumenau.
Desse modo, a certificação reforça o vínculo entre o produto e a origem geográfica, destacando os processos tradicionais e o valor cultural agregado à produção. Com o selo, somente empresas da região que atendem aos pré-requisitos de produção detalhadas pelo registro podem produzir e comercializar a Linguiça Blumenau.
Trabalho conjunto com a obtenção do selo de indicação geográfica
O Sebrae/SC atuou no processo de orientação e apoio técnico aos produtores locais. Desde o desenvolvimento do estudo de Indicação Geográfica, até a promoção da Linguiça Blumenau no mercado.
“Esperamos que o selo de indicação atraia investimentos e aumente as oportunidades de negócios para os produtores locais. Esse evento de lançamento é um marco para o Sebrae. Isso porque demonstra o sucesso das ações desenvolvidas para fortalecer o setor”, afirma o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Burigo Zanuzzi.
A história da tradicional Linguiça Blumenau
O produto é resultado da tradição que veio de imigrantes alemães que se estabeleceram na região de Blumenau, abrangendo o Alto e Médio Vale do Itajaí. Ao adaptar as receitas tradicionais à produção local, os imigrantes criaram uma versão única de linguiça. Ao longo das décadas, tornou-se amplamente reconhecida pelos consumidores pelo sabor e qualidade diferenciados.
Atualmente, as indústrias de produção da Linguiça Blumenau, associadas à ALBLU, estão concentradas nos municípios de Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó e Indaial. Além dessas, outras cidades e indústrias, como Presidente Getúlio, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga e Imbuia, por fim, também podem integrar a Indicação Geográfica (IG).
Entretanto, somente as indústrias situadas dentro da área geográfica protegida pela IG estão autorizadas a utilizar a Indicação de Procedência, rotulando os produtos com a denominação de Linguiça Blumenau.