Região Blumenau

Linguiça Blumenau terá selo de indicação geográfica lançado hoje

Selo foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Autor
Linguiça Blumenau terá selo de indicação geográfica lançado hoje
Foto: Divulgação

O selo de indicação geográfica da Linguiça Blumenau, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), será lançado nesta segunda-feira (14), às 18h, no Parque Vila Germânica, palco da Oktoberfest. Dessa forma, a medida celebra e oficializa o reconhecimento nacional da carne suína pura e defumada de Blumenau.

PUBLICIDADE

Desse modo, a certificação reforça o vínculo entre o produto e a origem geográfica, destacando os processos tradicionais e o valor cultural agregado à produção. Com o selo, somente empresas da região que atendem aos pré-requisitos de produção detalhadas pelo registro podem produzir e comercializar a Linguiça Blumenau.

Trabalho conjunto com a obtenção do selo de indicação geográfica

O Sebrae/SC atuou no processo de orientação e apoio técnico aos produtores locais. Desde o desenvolvimento do estudo de Indicação Geográfica, até a promoção da Linguiça Blumenau no mercado.

“Esperamos que o selo de indicação atraia investimentos e aumente as oportunidades de negócios para os produtores locais. Esse evento de lançamento é um marco para o Sebrae. Isso porque demonstra o sucesso das ações desenvolvidas para fortalecer o setor”, afirma o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Burigo Zanuzzi.

A história da tradicional Linguiça Blumenau

O produto é resultado da tradição que veio de imigrantes alemães que se estabeleceram na região de Blumenau, abrangendo o Alto e Médio Vale do Itajaí. Ao adaptar as receitas tradicionais à produção local, os imigrantes criaram uma versão única de linguiça. Ao longo das décadas, tornou-se amplamente reconhecida pelos consumidores pelo sabor e qualidade diferenciados.

Atualmente, as indústrias de produção da Linguiça Blumenau, associadas à ALBLU, estão concentradas nos municípios de Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó e Indaial. Além dessas, outras cidades e indústrias, como Presidente Getúlio, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga e Imbuia, por fim, também podem integrar a Indicação Geográfica (IG).

Entretanto, somente as indústrias situadas dentro da área geográfica protegida pela IG estão autorizadas a utilizar a Indicação de Procedência, rotulando os produtos com a denominação de Linguiça Blumenau.