A Comissão de Educação, Cultura e Desporto, promoveu uma reunião nessa terça-feira (26), onde foi debatido o uso de uma Inteligência Artificial (IA) para ampliar a segurança no ambiente escolar. Na reunião, foi apresentada uma plataforma de reconhecimento facial e de voz.
A plataforma Scan Face é uma Inteligência Artificial que utiliza câmeras já existentes no ambiente para reconhecimento em tempo real. Além disso, a IA identifica padrões de comportamento e suas alterações.
Através das análises, de padrões detectados, a Scan Face consegue apontar eventos suspeitos com comportamentos anormais. O uso dessa Inteligência Artificial pode melhorar a segurança dentro das escolas.
Segundo o desenvolvedor, a plataforma pode diminuir o tempo de identificação de ocorrências. A IA foi treinada e testada durante cinco anos em conjunto com a Polícia Militar, em câmeras de monitoramento para identificar suspeitos.
A plataforma é inteiramente nacional e tem um excelente custo-benefício. Segundo o desenvolvedor, a proposta do projeto faz com que a segurança pública deixe de ser ostensiva para ser preventiva.