Região Brasil

Instagram e Facebook voltam a funcionar após pane de 2 horas

Usuários se queixaram de instabilidade no sistema das redes sociais nesta terça

Autor
Instagram e Facebook voltam a funcionar após pane de 2 horas
Foto: divulgação

As redes sociais Instagram e Facebook ficaram fora do ar na internet por cerca de duas horas no começo da tarde desta terça-feira (5). De acordo relatos de usuários, ao se tentar acessar, as big techs mostravam mensagens de erro e lentidão no carregamento de conteúdo. De acordo com o site Downdetector, que reúne queixas sobre aplicativos e sites em vários países em todo o mundo, a pane ocorreu em todo o planeta. Somente dos brasileiros, foram mais de 40 mil reclamações de usuários do Facebook  e 30 mil do Instagram.

PUBLICIDADE

A instabilidade começou por volta das 12h30. As buscas pelo assunto dispararam no Google. As pessoas parecem querer saber o que está acontecendo. Apesar de pertencer a mesma empresa, o aplicativo whatsapp não sofreu nenhuma instabilidade.

Nos Estados Unidos, o Facebook teve mais de 580 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 90 mil. Já no Reino Unido, foram mais de 150 mil reclamações no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.

O diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, antigo Twitter, que a instabilidade foi causada por um problema técnico, mas não entrou em detalhes sobre a situação. “Hoje cedo, um problema fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse.

Instagram e Facebook

Ao acessar o Instagram, os usuários notaram que o feed da rede social não carregava e apareciam estas mensagens: “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Já o Facebook deslogou os usuários e não permitia que entrassem de volta nos perfis.

Algumas pessoas ainda reclamaram de instabilidade no WhatsApp, que também pertence à Meta, mas as notificações eram em número bem menor no Downdetector em relação às demais plataformas da empresa.

Relacionadas