
Nesta quarta-feira (28), o empresário Luciano Hang abriu as portas do centenário casarão que será transformado em parque, na cidade de Brusque. A casa que pertencia à família do empresário Cônsul Carlos Renaux foi adquirida pela Havan no início de maio e já está passando por uma revitalização.
O empresário, gentilmente convidou a imprensa para conhecer o espaço e mostrar o que está sendo feito para receber o público. “O tempo aqui não passou né, ela está intacta por dentro, por fora, precisamos fazer a manutenção dos jardins, da casa e logo vamos entregar para as pessoas poderem visitar”, diz o empresário Luciano Hang.
Para Hang, a casa tem um valor sentimental muito grande. No parque fabril, não somente Hang, mas várias pessoas da família trabalharam. Além disso, Cônsul foi uma pessoa muito importante para o desenvolvimento de Brusque.
“Quando a gente está começando, a gente nunca imagina aonde vai chegar. O Grupo Renaux era muito forte. Quando eu passava na frente para fazer minha 1ª Comunhão, na Azambuja, de bicicleta, era um coração pulsante. As fábricas, as caldeiras, os teares batendo. jamais poderia imaginar que um dia ela iria sucumbir economicamente. Mas fico muito feliz porque a gente adquiriu tudo, está reformando e vai deixar um legado histórico da família, do nome, para a cidade e outras gerações”, complementa.

Conheça um pouco da casa que será aberta à visitação:
Ao andar pela casa, Hang contou um pouco da história da família, mostrou todos os cômodos, os utensílios que eram usados e ainda permanecem lá. Veja:
























A história
A Vila Goucky foi projetada pelo arquiteto alemão Eugen Rombach, que veio a Brusque a pedido do Cônsul Carlos Renaux. Tudo começou em abril de 1931, na Alemanha, quando Renaux comunicou ao arquiteto que estava de partida para o Brasil e gostaria de construir um bangalô nos moldes daquele que tinha em Baden-Baden, obra de Eugen.
Já em Brusque, o Cônsul convida Eugen para trabalhar nos projetos da fábrica e demais obras. No dia 1º de agosto de 1931, a família Rombach desembarcava em Brusque, para não mais voltar. Chamada de Villa Goucky, em homenagem à Maria Augusta, terceira esposa do Cônsul Carlos Renaux. Foi construída de 1932 a 1935 e conta-se que foi a primeira casa do estado a ter sistema de ar condicionado.
Veja como ficará a entrada do parque
A casa se manterá preservada e passará apenas por uma revitalização. Além do espaço que irá abrigar um museu com todos os objetos, haverá trilhas para passeio e espaço para café. Contudo, a entrada do parque será totalmente nova. Confira imagens do projeto:






