Região Brasil

X volta a funcionar no Brasil e Elon Musk provoca Alexandre de Moraes

A suspensão da rede social no Brasil segue valendo.

Autor
X volta a funcionar no Brasil e Elon Musk provoca Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução / Internet

Nessa quarta-feira (18), o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, que está bloqueada em território brasileiro, provocou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, depois do X voltar a funcionar no Brasil.

PUBLICIDADE

Em sua página no X, o bilionário usou uma famosa frase do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke. Elon postou “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.

Mesmo com a suspensão determinada pelo magistrado ainda em vigor, uma mudança no registro dos servidores do X está permitindo que o site e o aplicativo possam novamente ser acessados por usuários brasileiros, mesmo com bloqueio.

Musk teria contratado sistemas que funcionam como uma espécie de escudo contra o bloqueio. Uma das empresas que estaria realizando o serviço seria a Cloudflare, que tem contrato inclusive com bancos brasileiros.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o X voltou a funcionar para alguns usuários, mas a agência apura acessos indevidos e confirma que a suspensão ordenada pelo STF não foi revertida.

Apesar de usuários terem relatado que a rede social X voltou a funcionar no Brasil na manhã desta quarta-feira, a suspensão da rede social no Brasil segue valendo.

O bloqueio à plataforma continua, pois não houve qualquer movimentação de Elon Musk para cumprir com as exigências judiciais para funcionamento no país. O bilionário não fez a nomeação de um representante legal no país

PUBLICIDADE

Relacionadas