Região Balneário / Itajaí / Itapema

Frio intenso marca o segundo final de semana do inverno em SC

Defesa Civil indica possibilidade de temperaturas negativas em alguns períodos

Autor
Frio intenso marca o segundo final de semana do inverno em SC
Foto: Divullgação / Airton Fernandes

O segundo final de semana do inverno será de frio intenso em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil estadual, a chegada de uma massa de ar frio de origem polar vai trazer temperaturas abaixo de 0°C nas regiões serranas e próximas a 10°C nas demais regiões do estado.

PUBLICIDADE

O frio começa a ser sentido já a partir desta quinta-feira (27), com marcas próximas de 0°C nas áreas da Serra e do Meio-Oeste, e entre 5°C e 10°C na maior parte do estado. A possibilidade de nevoeiro e geada aumenta nesses dias, com as temperaturas subindo gradualmente durante o dia, atingindo entre 14°C e 19°C.

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, na sexta-feira (28), uma frente fria rápida trará chuvas fracas durante a tarde e à noite. “Após a passagem dessa frente, uma intensa massa de ar polar avança sobre o estado, causando uma queda brusca nas temperaturas. No sábado (29) e no domingo (30), o frio será intenso, com a temperatura mínima ocorrendo no final da noite de sábado”, aponta o órgão.

O amanhecer de domingo promete ser ainda mais gelado, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, chegando a -2°C a -4°C no Planalto Sul e Meio-Oeste. Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, as temperaturas ficarão entre 2°C e 8°C, com ampla formação de geada. O frio começa a perder força a partir de segunda-feira (1º).

Frio traz riscos à saúde

A Defesa Civil alerta para os riscos que o frio traz para a saúde. O agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e a hipotermia são algumas das ameaças.

Com a previsão de baixas temperaturas, é necessário seguir algumas recomendações:

  • Atenção com população mais vulnerável (exemplo: idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social);
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
  • Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
  • Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.