Nessa sexta-feira (22), a Casan e Prefeitura de Florianópolis lançaram o Trato Pelo Saneamento. Florianópolis recebe o programa que tem foco na Bacia da Lagoa das Docas e praias do Norte da ilha.
Além disso, o lançamento é um presente para a capital que comemora seus 351 anos nesse sábado (23).
O objetivo do programa é identificar focos de poluição pelo descarte irregular de esgoto. As ações propostas pelo programa vão colaborar para melhorar a balneabilidade das praias da região. Paralelo a isso, promover a conservação do Aquífero dos Ingleses.
Na última temporada, os órgãos competentes observaram uma melhora significativa da balneabilidade. A fiscalização e a conscientização foram importantes para qualidade ambiental da região durante o período.
A parceria da Casan com a prefeitura visa a melhoria contínua do saneamento, mas participação da sociedade nesse processo é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade.
O novo projeto, que Florianópolis recebe, vai seguir o modelo dos bem-sucedidos dessa parceria. Projetos que já foram desenvolvidos na Lagoa da Conceição e em Capivarí, por exemplo, vão servir de exemplo para o trato na Costa Norte.
Outras cidades, como São José, Laguna, Criciúma e Chapecó, também possuem programas de saneamento da Casan. Os agentes atuam de forma fiscalizador para identificar se imóveis estão conectados corretamente à rede de esgoto.
Na região Norte da Ilha o programa pretende mapear e diagnosticar a situação do saneamento, para a tomada de decisões corretas.