Em Florianópolis, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou por 15 votos a 4 o Projeto de Lei Complementar que institui a modalidade de Requalificação Imobiliária, conhecida como “retrofit”, na área do Centro Histórico da cidade. A medida busca modernizar e recuperar prédios comerciais desativados, transformando áreas degradadas em espaços atrativos, funcionais e sustentáveis com reformas.
De acordo com o projeto, a ideia é preservar linhas gerais do estilos arquitetônicos. O retrofit é um processo de modernização e requalificação de edifícios, visando atualizá-los tecnica e funcionalmente, mantendo integridade estrutural ou histórica.
O Projeto é visto pelos apoiadores como uma oportunidade para promover a revitalização urbana e impulsionar a economia do Centro Histórico.
A vereadora Manu Vieira (Novo), entende que Florianópolis merece esse ganho, pois prédios inutilizados comercialmente no centro da cidade, podem se transformar em áreas residenciais. “O Retrofit dá um incentivo para que os empreendedores abram o olhar para prédios que acabam se tornando mais difíceis de investir, mas que já estão lá, só que adaptados à vida contemporânea, com acessibilidade, plano preventivo de incêndio, dando a eles, às vezes, usos diferentes”, salientou.
Um levantamento realizado pelo Sinduscon mapeou aproximadamente duas mil habitações que podem ser beneficiadas pela nova lei. Dentre essas, 120 são edificações antigas e 30% são consideradas edificações históricas, algumas degradas. O sindicato estima que a implementação da lei pode atrair mais empresas para o centro da cidade.