
Nesta terça-feira (29), o governador Jorginho Mello assinou o protocolo de intenções que assegura uma contrapartida de 24 milhões de dólares do Estado (R$ 136 milhões na cotação atual) para o projeto do túnel imerso no Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes, e outros destaques do Projeto de Mobilidade Integrada.
O Governo de Santa Catarina desempenha um papel relevante no megaprojeto que transformará a mobilidade nos 11 municípios da Foz do Rio Itajaí, o PROMOBIS.
Os recursos irão cobrir os custos de ações, desapropriações e obras de infraestrutura necessárias para implementar o túnel, que será construído e operado em modelo de parceria público-privada (PPP). O projeto também inclui o BRT (ônibus elétrico de interligação) e a criação de corredores de mobilidade.
“Esse projeto vai transformar a região litorânea de Santa Catarina. Estamos falando de obras com uma engenharia avançada, que vão facilitar as pessoas nos municípios da Foz do Rio Itajaí. São exemplos de mobilidade inteligente, que atrairão ainda mais visitantes e oportunidades de negócios para o nosso litoral. Estaremos presentes em todas as etapas desse processo”, destacou o governador Jorginho Mello.
Consórcio regional vai gerir transportes na região
No protocolo de intenções, o Governo do Estado se compromete a delegar a competência do transporte intermunicipal na região ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI. Dessa forma oferecerá apoio, dentro das normas legais, para licenciamento e autorizações de obras.
O PROMOBIS, com investimentos públicos e privados, visa a aplicar soluções inovadoras para transformar a matriz de deslocamento na região. O projeto de Mobilidade beneficiará Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha, bem como, Porto Belo.
Além do túnel, o projeto inclui dois outros elementos para elevar o padrão de mobilidade na região, que também terão recursos do Estado. Isto conclui o sistema de transporte coletivo regional 100% elétrico (BRT) e a criação de corredores de mobilidade e obras em Balneário Camboriú.


Megaprojeto de 342 milhões de dólares com recursos do Banco Mundial
Em 2019, o consórcio CIM-AMFRI estabeleceu uma parceria com o Banco Mundial para desenvolver os estudos de pré-viabilidade econômica do PROMOBIS. Além disso, os investimentos para os projetos e a execução do túnel e outras ações somam cerca de US$ 342 milhões, com recursos públicos e privados. A previsão é de gerar 11 mil empregos diretos e indiretos na região.