Nesta quinta-feira (21), em Itajaí, a abertura do 22º Encontro Municipal das Mulheres Rurais marcou o início da 37ª Festa Nacional do Colono, no Salão Principal do Parque do Agricultor. A reunião contou com a palestra da enfermeira Leide Dayana Caetano, da unidade de saúde Brilhante 1, que falou sobre a saúde das mulheres agricultoras de Itajaí e levantou debates sobre riscos, alimentação e cuidados.
A reunião de mulheres das 18 comunidades rurais de Itajaí teve como objetivo valorizar o papel das agricultoras, além de destacar a diversidade e o papel feminino na área do campo.
“Vamos começar a festa com força total, com atrações musicais, gastronomia, exposição de animais e máquinas. Assim, conseguimos agradar toda a família com uma programação para todas as idades. É um espaço seguro para todos se divertirem”, destaca Cesar Reinhardt. secretário de Agricultura e Expansão Urbana.
Durante a cerimônia também foi feita a entrega da premiação do 26º Concurso de Pratos Típicos, na presença de autoridades estaduais e municipais e também da comunidade. A Festa Nacional do Colono é uma homenagem aos homens e mulheres trabalhadores do campo. A 37ª edição do evento vai de 21 a 24 de julho, com atrações musicais, gastronômicas, exposição de máquinas e de animais.
A premiação dos pratos doces e salgados vencedores da 26ª edição do Concurso de Pratos Típicos também ocorreu durante a abertura. Na ocasião, as receitas de nhoque de milho com molho de linguiça, a torta de frango com batata salsa e a empadinha de aipim foram premiadas na categoria de pratos salgados. Já a torta de abacaxi, a toalha felpuda de fubá e milho e o beijinho de arroz com recheio foram os vencedores da categoria de pratos salgados.