Região Brasil

Cavalo Caramelo é resgatado de telhado e levada a hospital no RS

Operação contou com embarcações dos bombeiros de São Paulo

Autor
Cavalo Caramelo é resgatado de telhado e levada a hospital no RS
Foto: reprodução / divulgação

Foi resgatado na manhã desta quinta-feira (9) o animal que estava há pelo menos dois dias ilhado sobre um telhado numa região alagada na cidade de Canoas, na Grande Porto Alegre. O animal, que ganhou o nome de Caramelo desde que o caso ganhou repercussão nacional, agora está sendo avaliado por uma equipe de veterinários do Exército. Confira imagens do resgate:

PUBLICIDADE

O animal subiu no telhado para fugir dos alagamentos, numa área urbana no bairro Mathias Velho, na periferia de Canoas. Após imagens feitas por cinegrafistas profissionais do alto de um helicóptero, na manhã de quarta-feira, Caramelo se transformou num símbolo de resistência do povo gaúcho que sofre com o maior desastre natural de sua história, onde já morreram 107 pessoas e outras mais de 100 seguem desaparecidas.

Caramelo foi retirado do telhado com auxílio de dois botes infláveis dos Bombeiros de São Paulo, que atuam nos mutirões de resgate desde o início da tragédia. O animal precisou ser sedado, mas não ofereceu resistência. De acordo com o relato dos socorristas, a égua estava bastante debilitada e ainda corre risco de não sobreviver.

Caramelo sendo levado de bote até terra firme, nesta quinta (9). Foto: Divulgação

Após colocarem o animal no bote, onde permaneceu deitado e sedado, os bombeiros partiram em comboio formado por sete embarcações, entre os caminhos estreitos em meio a telhados e copa de árvores. Foram cerca de 2,5 quilômetros até atingir terra firme. Caramelo então foi levado para o Hospital Veterinário da Ulbra, um complexo universitário em Canoas onde segue sendo avaliada por uma equipe médica.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nas suas redes sociais sobre a égua Caramelo. “Ontem a noite eu fui dormir inquieto, para além de toda dor que vimos, com a imagem de um cavalo em cima de um telhado. E hoje eu fiquei sabendo que conseguiram salvar o cavalo Caramelo. Durante a cerimônia de anúncio de R$ 50,9 bilhões em investimentos do governo federal para o Rio Grande do Sul, soube pela Janja que o cavalo Caramelo está sendo resgatado do telhado”, postou ele.

Relacionadas