Na tarde dessa quarta-feira (29), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc) para divulgar a realização da 18ª edição do Dia Livre de Impostos.
A ação, que deve ocorrer em todo o país, vai acontecer no dia 6 de junho. Em Santa Catarina, a edição já conta com a adesão de 200 empresas. O objetivo principal é conscientizar a população sobre os impostos cobrados e o impacto no preço de produtos e serviços.
O Dia Livre de Impostos consiste no dia em que comerciantes vendem seus produtos e serviços com preços sem os impostos que são cobrados dos consumidores. Isso resulta em um desconto de quase 70% dependendo da mercadoria.
“A alta carga tributária é um assunto que está sempre entre os mais debatidos na FCDL, o que torna o Dia Livre de Impostos uma ação ainda mais importante”, destacou o presidente da entidade, Onildo Dalbosco Junior.
Além disso, segundo Onildo Dalbosco, a ideia do Dia Livre de Impostos é unir consumidores e lojistas na conscientização e em protesto contra uma carga tributária de mais 40% sobre o consumo médio dos produtos.
A FCDL ocupou a tribuna por meio de requerimento dos deputados do Partido Novo Matheus Cadorin, que está licenciado, e André de Oliveira, que substitui Cadorin. Oliveira destacou que o Dia Livre de Impostos é importante para que a população saiba o quanto os impostos encarecem itens básicos, como alimentos e combustíveis.