Região Blumenau

Defesa Civil alerta para chuva intensa e elevação do Rio Itajaí-Açu

Defesa Civil alerta à comunidade para eventuais deslizamentos de terra

Autor
Defesa Civil alerta para chuva intensa e elevação do Rio Itajaí-Açu
Foto: Arquivo / Defesa Civil SC

A Defesa Civil de Blumenau está desde a última semana monitorando a condição meteorológica da região e segue em estado de alerta para o volume de chuva que volta a ganhar força nesta quinta-feira (11). O avanço de uma frente fria pelo litoral catarinense e o transporte de ar quente e úmido direcionado para Santa Catarina trazem condição para chuva persistente de fraca a moderada intensidade, o que ocasionará a elevação do nível do Rio Itajaí-Açu.

PUBLICIDADE

Apesar de a previsão indicar uma perda de intensidade de chuva na sexta-feira 12, a formação de um novo sistema de baixa pressão e o fluxo de ar quente e úmido direcionado para o Estado volta a causar chuva persistente de fraca à moderada intensidade e, mais uma vez, não se descarta o risco para chuva intensa em curto espaço de tempo entre o sábado (13) e o domingo (14).

Diante deste cenário meteorológico é aguardado um volume de chuva entre quinta e domingo, em torno de 120 mm. Com isso, a Defesa Civil alerta à comunidade para eventuais deslizamentos de terra, alagamentos pontuais, bem como, a própria elevação nível do rio.

A Defesa Civil seguirá monitorando a evolução do quadro e emitirá novos alertas assim que houver maior clareza sobre, e/ou qualquer indicativo de possibilidade de enchente para a cidade. A secretaria está de plantão por meio do 199 para atendimento da população.

Relacionadas