O curso de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, está organizando nesse mês de maio um mutirão para confeccionar roupas de cama e vestuário para moradores das regiões atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul.
Estudantes, professores voluntários e egressos do curso da Moda batizaram o projeto de Agulhas Solidárias. Já foram confeccionados mantas, lençóis, fronhas, camisetas, elásticos de cabelo e outras peças destinadas a adultos e crianças.
As atividades que tiveram início no primeiro fim de semana do mês, nos dias 11 e 12, devem continuar por tempo indeterminado. Os tecidos para a fabricação das peças foram doados por empresas da indústria têxtil e também pela comunidade.
Até o momento, foram recebidas doações de materiais da empresa Renaux View, para a confecção de mantas e cobertores; do Grupo Lunelli, para peças íntimas infantis; do Grupo Marlan, para roupas de cama; da Wondersize, para peças plus size; e da Santex Têxtil, que doou elásticos Jacquard.
Além disso, alunas do Ceart que possuem pequenos negócios também apoiam a ação com tecidos para lençóis e fronhas.
Outras ações devem ser executadas para ajudar os afetados pela tragédia climática no estado vizinho. Está sendo planejada uma oficina de crochê para produzir toucas e cachecóis. A ideia é que a ajuda seja de forma permanente.