Na cidade de Jaguaruna, na região Sul de Santa Catarina, uma moradora encontrou duas cobras dentro da maquina de lavar roupas, na lavanderia de sua casa. O caso aconteceu no sábado dia (1º).
A mulher acionou a equipe de bombeiros que esteve na casa para resgatar os animais. Segundo a corporação, duas cobras estavam dentro da máquina de lavar e uma terceira foi encontrada do lado de fora.
Segundo informações dos bombeiros, os animais encontrados eram da espécie Chironius bicarinatus, conhecida como cobra-cipó-verde, que possui veneno, mas não faz mal aos seres humanos.
O Corpo de Bombeiros orienta que ao encontrar uma cobra, a recomendação é manter a calma, afastar possíveis animais domésticos, salvar crianças e ligar para os órgãos competentes executarem o resgate.
Caso seja picado por uma sobra, a recomendação é que também mantenha a calma. Lave o local com água e sabão. Se possível, faça um registro em foto da cobra, para identificar a espécie e procure o hospital mais próximo.
Além da Guarda Municipal Ambiental, que atende pelo telefone 153, na Capital, é possível acionar o Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A aparição de cobras é incomum nessa época do ano, onde as temperaturas são mais frias. Os três animais foram capturados pelo Corpo de Bombeiros e posteriormente devolvidos à natureza.