Após um fim de semana de trégua na chuva, Santa Catarina terá condições de instabilidade pelo menos até quinta-feira (24), quando podem ocorrer tempestades decorrentes de um ciclone associado a frente fria. É o que prevê a Defesa Civil do estado, que também indica que as temperaturas podem alcançar os 30º em algumas localidades.
A segunda-feira (20) já começou com muita chuva em algumas regiões, devido à constante entrada de umidade do oceano. Ao longo do dia, o sol ainda pode aparecer, mas entre nuvens. Os termômetros marcam mínimas de 12°C e 16°C nas regiões serranas e entre 16°C e 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam entre 27°C e 32°C no Oeste e sul do Litoral Sul, esquenta até os 20°C na serra e até 24°C no restante do estado.
Naterça-feira (22), o tempo segue com muitas nuvens em Santa Catarina, com exceção do Litoral Sul onde devem ocorrer aberturas de sol. No Oeste, a aproximação de instabilidades provoca temporais isolados, com risco baixo para ocorrências meteorológicas. Nas áreas centrais, podem ocorrer chuvas rápidas. No Litoral, elas devem ser registradas ao amanhecer.
Pela manhã, as temperaturas devem marcar entre 14°C e 17°C nas áreas de serra e entre 17°C e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas podem superar a casa dos 30°C no Grande Oeste, Alto e Médio Vale do Itajaí. Nos planaltos e regiões costeiras marcam entre 25°C e 28°C.
Na quarta-feira (23) o mau tempo se intensifica em todo o estado, com condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, devido a instabilidades vindas de norte, combinadas ao calor e disponibilidade de umidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais, sobretudo entre o Meio Oeste e Planalto Sul, onde pode ser observada chuva intensa.
Pela manhã, são previstas temperaturas entre 17°C e 22°C. À tarde, as máximas ficam entre 23°C e 30°C, com os maiores valores observados no Extremo Oeste, Alto e Médio Vale do Itajaí.
Naquinta-feira (24),uma frente fria atua junto a um ciclone extratropical, provocando tempestades em todo o estado. Os temporais devem vir acompanhados por rajadas de vento, com risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas, em especial entre a tarde de quinta e madrugada de sexta-feira (25). No decorrer da sexta-feira, a entrada de uma massa de ar seco na retaguarda da frente fria deve melhorar as condições do tempo em todas as regiões.