Região Balneário / Itajaí

Chuvas persistentes trazem risco de inundações a SC; veja

Algumas cidades registraram acumulados superiores a 70 milímetros em 24h

Autor
Chuvas persistentes trazem risco de inundações a SC; veja
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Com chuvas persistentes entre esta quinta-feira (11) e o amanhecer desta sexta (12), a equipe de monitoramento da Defesa Civil registrou acumulados superiores a 70 milímetros em pelo menos seis cidades catarinenses nas 24 horas finalizadas às 6h. São elas: Mirim Doce, Itaiópolis, Vitor Meireles, Rio do Sul, Witmarsum e Aurora.

PUBLICIDADE

O risco de inundações é alto nos municípios do Alto Vale do Itajaí. Às 8h desta sexta, o nível do rio em Rio do Sul estava na marca de 7,4 metros, sendo 8 metros a cota de inundação. Cenários mais severos apontam a possibilidade de níveis entre 9 a 10 metros.

Nas demais áreas das bacias hidrográficas dos rios Itajaí, os níveis de atenção para inundações devem ser atingidos, com risco alto de alagamentos e enxurradas nas áreas em laranja e risco moderado nas áreas em amarelo no mapa. Veja abaixo:

Chuvas no fim de semana

No sábado (13), a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina trará novamente chuvas intensas e volumosas ao estado, segundo a Defesa Civil. As precipitações devem começar pela manhã, se intensificando entre a tarde e a noite, e se estendendo até a manhã de domingo (14). O sistema deve se afastar para o mar no decorrer do domingo, diminuindo a intensidade das chuvas.

Deslizamentos

Ainda de acordo com o órgão, devido às chuvas acumuladas ao longo da semana, as condições geológicas de Santa Catarina estão em estado de atenção. O Planalto, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis estão com risco elevado de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante o final de semana. As outras regiões de Santa Catarina estão em estado de observação devido à fragilidade do solo.

Temperaturas baixas

A Defesa Civil também alerta sobre o frio. O tempo instável e chuvoso, combinado com a presença de uma massa de ar frio, tem mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando muito de 15°C. Este comportamento permanece pelo menos até o fim de semana.

Para as madrugadas e amanhecer são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado, as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) está atualizando constantemente os cenários de previsão. A população é aconselhada a acompanhar os Avisos Hidrometeorológicos e Geológicos emitidos diariamente para se manter informada e tomar as devidas precauções.