Região Brasil

Prefeitura cria circuito de carnaval no Rio de Janeiro para homenagear Preta Gil

A participação no trajeto será permitida apenas a blocos previamente autorizados

Autor
Prefeitura cria circuito de carnaval no Rio de Janeiro para homenagear Preta Gil
Foto: Internet

Um decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes e publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial do Município institui o “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil” no centro do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Segundo o texto, o percurso do novo circuito terá início na Rua 1º de Março, no trecho entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor, seguindo até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.

A participação no trajeto será permitida apenas a blocos previamente autorizados, conforme o planejamento anual elaborado pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e pela Secretaria Municipal de Cultura.

O decreto destaca a importância de Preta Gil na revitalização do carnaval de rua no centro da cidade, apontando sua atuação como “decisiva” para transformar a região em um espaço de promoção da cidadania cultural. O texto também ressalta que o “Bloco da Preta”, criado em 2009, se tornou uma das mais marcantes manifestações do carnaval carioca, atraindo milhões de foliões às ruas do centro da capital.

Preta Gil, cantora e empresária, faleceu no domingo (20), em Nova York, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. Ela era filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, e deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria.

Durante sua carreira, lançou quatro álbuns de estúdio, além de dois CDs e DVDs ao vivo. Também era sócia da Mynd, uma das mais relevantes agências de marketing digital do país. A família informou que ainda não há data definida para o translado do corpo, mas confirmou que o velório será realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Relacionadas