Região Balneário / Itajaí

Calor chegando: confira as praias próprias para banho em SC

Dos 238 pontos analisados, 186 estão próprios; confira a lista completa

Autor
Calor chegando: confira as praias próprias para banho em SC
Foto: Divulgação / Instituto do Meio Ambiente - SC

Com a chegada da primavera e o consequente aumento das temperaturas em Santa Catarina, é importante que a população esteja atenta à balneabilidade das praias, a fim de aproveitá-las sem risco. Para isso, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório referente ao mês de setembro nesta quinta-feira (26).

PUBLICIDADE

De acordo com as coletas realizadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 186 estão próprios para banho, o que representa 78,15%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 70 estão adequados para banho, o que equivale a 80,46%.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do estado, incluindo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Confira abaixo o relatório completo:

Divulgação da balneabilidade

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Para acompanhar os resultados das coletas nas praias, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

A partir de outubro, o IMA iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade de todos os pontos do programa, com aumento de frequência das coletas três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (Rota Norte Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo. Todas as sextas-feiras, o Instituto continuará divulgando o release com o balanço das informações de balneabilidade da semana.

Relacionadas