Região Balneário / Itajaí

Balneário Camboriú terá oficinas sobre moda, arte e sustentabilidade

Reuniões ocorrem nos sábados de agosto e setembro

Autor
Balneário Camboriú terá oficinas sobre moda, arte e sustentabilidade
Foto: Divulgação

Em Balneário Camboriú, a Casa Linhares, situada ao lado da Praça do Pescador, no Bairro da Barra, vai sediar uma série de encontros que integram o projeto Interconexões Arte & História – Moda Sustentável, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC). As reuniões serão nos sábados de agosto e setembro e as inscrições estão abertas e são gratuitas.

PUBLICIDADE

De acordo com os organizadores, os encontros tem como objetivo oportunizar o debate sobre moda e sustentabilidade, com foco no fato de que, mesmo após o descarte, tudo continua na Terra, e por isso é importante discutir sobre os hábitos de consumo contemporâneos e seus impactos para o planeta e para a sociedade.

Segundo a organização, reunindo o contexto histórico de moda, arte e sustentabilidade às oficinas, o projeto busca não quer apenas instigar questionamentos acerca de questões ambientais, mas também oportunizar a descoberta de ferramentas práticas e artísticas para possível construção de um caminho profissional, fomentando a economia local e solidária. Por isso, o público-alvo é abrangente, de jovens a adultos, professores, artistas e artesãos, ‘abraçando’ toda a comunidade.

Aprovado na modalidade de formação da LIC, o projeto une teoria e prática. No primeiro encontro, as professoras Fátima Esper e Natália Carolina Prestes Oliveira irão relacionar o papel da arte na moda e sua influência ao longo da história. Além disso, também será exibido de que forma artistas se apropriaram de materiais de descarte para criarem suas obras, estimulando assim reflexões sobre questões ligadas ao meio ambiente.

Nos três encontros seguintes ocorrem oficinas de estamparia e impressão botânica, para despertar a curiosidade e o desejo dos participantes em buscar soluções para as problemáticas apresentadas, explorando formas alternativas de produção e consumo. As aulas serão ministradas pela estilista e artesã local Janaína Gavassa, especialista na produção de peças com material 100% orgânico, livres de processos químicos.

Ao todo, são 60 vagas ofertadas, divididas em duas turmas. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através de um formulário online, encontrado no perfil do Instagram do projeto – @interconexoes_ahms.

Relacionadas