Região Brasil

Apagão virtual gera caos e paralisa serviços em todo o mundo

Problema técnico também atinge empresas de mídia, bancos e serviços de saúde

Autor
Apagão virtual gera caos e paralisa serviços em todo o mundo
Foto ilustrativa / Reprodução / Agência Brasil

Voos são cancelados e outros já estão atrasados ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19) após um apagão virtual. De acordo com apuração da mídia internacional, as principais companhias aéreas dos Estados Unidos pediram uma parada global de todos os seus voos à Administração Federal de Aviação.

PUBLICIDADE

Já a BBC destaca em seu noticiário que nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas, segundo a rede de TV norte-americana ABC, o que pode desencadear filas e cenas caóticas em aeroportos.

Os voos que já estão em andamento continuarão, segundo a reportagem. Os aeroportos de cidades da Alemanha, Austrália, Holanda e Espanha afirmaram que estão enfrentando problemas técnicos, com atraso em check-ins e decolagens. Em Berlim, todos os voos estão suspensos até as 10h (5h em Brasília).

Já a empresa aérea indiana Indigo disse que sistemas em toda a rede foram impactados. No entanto, a companhia não afirmou se os voos estavam atrasados.

Ainda não há informações de como o problema afeta o Brasil. Outros problemas de tecnologia foram reportados ao redor do mundo. O problema técnico também atinge empresas de mídia, bancos e serviços de saúde em países da Europa e na Austrália.

Origem do apagão

O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.

A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.

Relacionadas