Região Brasil

Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por e-mail

Agência orienta o público a denunciar e não clicar no link recebidos

Autor
Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por e-mail
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou para o envio de e-mails “fraudulentos” supostamente enviados pela agência, indicando a realização de vistorias em empresas. Em nota, a entidade informou que os e-mails têm como remetente [email protected], com o número de vistoria variando.

PUBLICIDADE

Segundo a Anvisa, há relatos ainda de e-mails falsos enviados em nome da agência abordando assuntos como Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e solicitações de pagamento, entre outros. “Esses e-mails não pertencem à agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude”, destacou a Anvisa.

“Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados. Dessa forma, o usuário malicioso induz o leitor a pensar que o e-mail veio de uma fonte confiável e o leva a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos”. 

A Anvisa orienta o público em geral que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, não clique em nenhum link e que registre denúncia por meio de um dos canais oficiais de atendimento.

Assim como a Anvisa, Correios também fazem alerta

Os Correios também emitiram um alerta de golpe na semana passada. Estelionatários têm enviado SMS fingindo ser dos Correios. Portanto, se você costuma fazer compras na internet e tem o seu cadastro junto à empresa, não pode mais confiar nas mensagens que chegam no seu celular.

Por meio de links, os criminosos direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados confidenciais são roubados. E para aprender a identificar tentativas de golpes, que utilizam o nome dos Correios, basta tomar algumas precauções básicas.

Como, por exemplo, desconfiar de mensagens urgentes, conferir o e-mail e o nome do remetente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. Neste caso, o e-mail oficial é o @correios.com.br.

Então, não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

Com informações de Agência Brasil 

Relacionadas