O que antes eram apenas rumores agora ganha ares de certeza. Nessa segunda-feira (16), em uma entrevista ao Globo esporte, Ronaldo Fenômeno afirmou que irá se candidatar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no próximo pleito.
Ronaldo já vinha divulgando em algumas entrevistas o seu desejo de concorrer à presidência da CBF. O mandato do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, vai até março de 2026.
Ednaldo pode convocar as eleições até um ano antes disso, em março de 2025. Além disso, para ser oficialmente candidato, Ronaldo precisa do apoio de quatro federação e de, no mínimo, quatro clubes.
O ex-jogador promete rodar o Brasil em busca de apoio. “Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um”, disse Ronaldo Fenômeno
O colégio eleitoral para a votação à presidência da CBF é composto por federações e clubes, que têm peso diferente. As federações dos 26 estados e do Distrito Federal têm peso três no voto. Os 20 clubes da Série A têm peso dois e os 20 clubes da Série B têm peso 1.
Contudo, a confederação vive uma instabilidade política há alguns anos e o presidente Ednaldo Rodrigues chegou a ser tirado do cargo por decisão judicial. Ronaldo disse que quer que o futebol brasileiro volte a ser respeitado mundo a fora.
“Ouvir os ex-atletas, os verdadeiros protagonistas, vai ser importante no meu plano de gestão, trazer as lendas do futebol brasileiro de volta ao protagonismo. O meu objetivo é fazer com que a CBF seja a empresa mais amada do Brasil”, afirmou.