Região Mundo

Jogo da Premier League teve árbitro negro pela segunda vez na história

O fato de Sam Allison apitar foi comemorado pela BAMRef

Jogo da Premier League teve árbitro negro pela segunda vez na história
Foto: George Wood/Getty Images

Sam Allison, de 42 anos, fez história na tarde desta terça-feira (26). Escalado para o duelo entre Sheffield United e Luton Town, o árbitro foi o segundo homem negro a comandar um jogo da Premier League em 15 anos.

PUBLICIDADE

Uriah Rennie foi o pioneiro na Premier League e se aposentou em 2008.

O fato de Sam Allison apitar uma partida da Premier League foi comemorado pela BAMRef, instituição que fornece apoio e aconselhamento a árbitros não brancos no planeta.

“É mais um passo na direção certa para uma arbitragem que reflita a sociedade e o contingente de jogadores do futebol”, diz a nota.

Árbitra fez história na Inglaterra no fim de semana

No último sábado (23), Rebecca Welch fez história na Premier League. Isso porque a árbitra, de 40 anos, foi a primeira mulher a apitar uma partida da Premier League. Ela arbitrou a vitória do Burnley sobre o Fulham, por 2 a 0, no Craven Cottage, em Londres.

Antes de chegar à Premier League, Welch já havia apitado partidas da Segunda Divisão e também da Copa da Inglaterra.

O que é Boxing Day?

O calendário do futebol inglês sempre fica bastante movimentado no fim do ano por causa do Boxing Day, feriado celebrado em todo o Reino Unido. A tradição começou em 1860, ou seja, há 163 anos, com o jogo entre Sheffield FC e Hallam FC.

No século X, o Rei Wenceslao teria presenteado um indigente com comida e com vinho. A ação teria motivado a Igreja Anglicana a recolher doações por parte dos fiéis antes da celebração do Natal.

Como os materiais eram doados e colocados em caixas (boxes, em inglês), abertas somente em 26 de dezembro, criou-se o termo Boxing Day.

Relacionadas