Região Mundo

Fifa define datas para Super Mundial de Clubes com Palmeiras, Flamengo e Fluminense

Troféu do Mundial de Clubes da Fifa, que mudará de formato a partir de 2025

Fifa define datas para Super Mundial de Clubes com Palmeiras, Flamengo e Fluminense
Foto: Redes Sociais

O Conselho da Fifa se reúne neste domingo (17), a partir das 8h (de Brasília), em Jeddah, na Arábia Saudita, para aprovar as datas que a direção da federação internacional definiu para o primeiro Mundial de Clubes com 32 participantes em 2025, nos Estados Unidos. A entidade pretende que o torneio seja realizado entre 15 de junho e 13 de julho, começando e terminando em um domingo.

PUBLICIDADE

A informação foi revelada pela Sky News. É improvável que o Conselho rejeite a data oferecida pela cúpula da Fifa.

Com isso o Super Mundial, como é chamado nos bastidores da Fifa, seria realizado em 29 dias, período parecido com o da Copa do Mundo de Seleções, com os participantes ficando um longo período nos Estados Unidos. Os brasileiros Palmeiras, Flamengo e Fluminense, respectivamente campeões da Libertadores de 2021, 2022 e 2023, estão garantidos na competição.

A CBF, portanto, terá que quebrar a cabeça para definir o calendário do futebol brasileiro em 2025, já que alguns de seus clubes podem perder mais de um mês na disputa do Mundial. A América do Sul terá ainda mais três vagas, para o vencedor da Libertadores de 2024 e duas por meio de um ranking elaborado apenas com os resultados desta competição nos quatro últimos anos.

O novo Mundial

A direção da Fifa projeta uma receita de US$ 2 bilhões (R$ 9,8 bilhões) para o novo Mundial de Clubes. O torneio será quadrienal e terá 32 participantes: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e outro representante do país-sede.

Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final. No calendário a Fifa vai propor que os clubes tenham ao menos três dias de folga entre um jogo e outro, para evitar problemas com a associação internacional de jogadores, que tem preocupação com mais um torneio em um já inchado calendário.

O critério de classificação, basicamente, coloca no Mundial-2025 os campeões continentais de 2021 a 2024. Nos casos da Europa e da América do Sul, que têm mais de quatro vagas, um ranking, com base em desempenho na Liga dos Campeões e na Libertadores nos quatro anos que antecedem ao campeonato, definirá os últimos qualificados.

Até o momento, 13 times já estão classificados:

América do Sul
Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
Fluminense – campeão da Libertadores de 2023

Europa
Chelsea – Inglaterra
Real Madrid – Espanha
Manchester City – Inglaterra

Américas do Norte e Central
Monterrey – México
Seattle Sounders – EUA
León – México

África
Al-Ahly – Egito
Wydad Casablanca – Marrocos

Ásia
Al-Hilal – Arábia Saudita
Urawa Red Diamonds – Japão

A Fifa ainda não definiu quais cidades receberão os jogos.

Fim do formato atual

A edição que está em andamento do Mundial de Clubes, na Arábia Saudita, será a última edição no formato com sete clubes, disputado desde 2005.

A partir de 2024, a Fifa criará um genérico do Mundial, que internamente está sendo chamado de intercontinental e será disputado nos anos em que o Mundial quadrienal não acontecer.

Terá seis participantes: o campeão europeu estará automaticamente na final, que será realizada em campo neutro. Os outros cinco jogarão entre si, incluindo o vencedor da Libertadores, para definir quem encara o time da Uefa. O regulamento detalhado ainda não foi definido.

Relacionadas