Região Santa Catarina

Catarinense filha de ex-jogador é convocada para a seleção sub 20 feminina

Tainá Maranhão nasceu em Criciúma, mas herdou o apelido que consagrou o pai no futebol

Autor
Catarinense filha de ex-jogador é convocada para a seleção sub 20 feminina

A atacante Tainá José Lopes, conhecida como Tainá Maranhão, de 19 anos, contratada nesse ano pelo Palmeiras, foi novamente convocada para a seleção brasileira feminina sub 20, desta vez com foco no Campeonato Sul-Americano da categoria, que ocorrerá em abril no Equador. Natural de Criciúma, Tainá é filha do ex-jogador Alex Maranhão, que começou a carreira nas categorias de base do Criciúma, em 2003.

PUBLICIDADE

Em setembro de 2023, Tainá fez um dos gols do Brasil sub 19 na goleada  sobre o Peru, pela semifinal da Liga de Desenvolvimento, iniciativa da Conmebol para valorizar as categorias de base. Na mesma competição, ela marcou também contra o Chile.

O pai de Tainá, Alex Maranhão, rodou por dezenas de clubes no Brasil e no Exterior, e retornou ao Tigre do Sul do Estado em 2016, onde permaneceu até 2018. Seu último clube foi o Metropolitano de Blumenau, em 2022.

Tainá, cuja mãe é uma ex-atleta de Handebol de Criciúma, começou nas categorias de base do Tigre, num projeto comandado até hoje pela professora Sabrina Cassol, e que nos últimos anos tem revelado diversas atletas para o futebol profissional. Depois de uma rápida passagem pelo Avaí/Kindermann em 2019, Tainá se transferiu para o Inter, de Porto Alegre. No ano passado, passou pelo Cruzeiro e nesse ano chegou no Santos, onde vem ganhando oportunidades no time adulto principal. Em 21 jogos pelas Sereias da Vila, Tainá marcou três gols, quase sempre entrando nos últimos minutos.

Nesta nova convocação feita pela técnica Rosana Augusto, a seleção sub 20 vão treinar na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), de 17 a 28 de janeiro.

“Sabemos que é uma competição muito importante, que nos dá a classificação para o Mundial. Por isso, esse período de treinamento, assim como os outros que vêm, são de suma importância para que a gente consiga desenvolver cada vez mais as nossas ideias e conseguir implementar todas elas já no Sul-Americano, visando também a nossa participação no Mundial caso venha a classificação, que é o nosso maior objetivo a curto prazo”, comentou a treinadora.

Relacionadas