Região

Atleta de SC conquista os Jogos Escolares Brasileiros e vaga na Gymnasiade

Clara Dias venceu cinco jogos e empatou um, na disputa ocorrida em Aracaju

Autor
Atleta de SC conquista os Jogos Escolares Brasileiros e vaga na Gymnasiade
Equipes catarinenses no pódio. Foto: divulgação

A atleta catarinense Clara Dias, do Colégio Leme, de Criciúma, conquistou o título de campeã do Xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros, competição disputada no meio desta semana em Aracaju, no Sergipe. Clara, que tem 15 anos, somou 5,5 pontos em seis rodadas, com cinco vitórias e um empate. O título também valeu uma vaga na Gymnasiade 2024, que será disputada em outubro na cidade de Manama, no Bahrein, país situado numa Ilha do Golfo Pérsico.

PUBLICIDADE

Outra representante de Santa Catarina nos Jogos Escolares foi Juliana Figueira, de Blumenau, que ficou em 7º lugar. Entre os homens, Thiago Kim, também de Blumenau, ficou e m 4º lugar, com Gustavo Kayser, de Lages, em 13º; A seleção catarinense foi comandada em Aracaju pela Mestre Regina Ribeiro, que também é presidente do /clube de Xadrez de Blumenau.

Na disputa por equipes o time masculino de Santa Catarina ficou com o título na categoria Geral e também na Blitz, seguido do Ceará, em 2º e de São Paulo em 3º. O time feminino catarinense ficou em 3º lugar na Blitz e em 2º na geral, atrás das campeãs do Mato Grosso do Sul.

Talento desenvolvido nos projetos sociais do Bairro da Juventude, em Criciúma, Clara Dias vem acumulando conquistas nos últimos meses. Em dezembro do ano passado ela foi medalha de bronze nos Jogos Escolares Sul-Americanos, no Paraguai. Nos Jogos Brasileiros do ano passado, ela conquistou um ouro e duas pratas. “O xadrez é um jogo dinâmico de muito aprendizado e ensina o atleta a ganhar e perder, pois até mesmo numa derrota é possível tirar bons ensinamentos”, revelou a campeã, que é apaixonada por matemática e pretende estudar na Universidade de Havard em algum curso da área de exatas.

 Clara também é atleta da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e seus treinos são supervisionados pelo técnico Claudionor Pirola.

Na Gymnasiade, em outubro, Clara Dias vai representar o Brasil enfrentando algumas das principais jovens enxadristas de todo o mundo. Mas ela não será a única catarinense na delegação. Regina Ribeiro, que foi a técnica da seleção catarinense em Aracaju, foi confirmada como treinadora da seleção brasileira, que também vai contar com a carioca Maria Luiza Prado Teixeira, do Colégio PH, da Tijuca, o brasiliense Luigy Lira De Siqueira, do Colégio Objetivo, e o cearense Artur Tin Lun Dai Lima, do Colégio Farias.

Equipe que representou Santa Catarina em Aracaju. Foto: divulgação

Relacionadas